Tombo Histórico e Genealógico de Portugal, Lisboa, 1911-1928
3 / 5
Habitualmente compunha-se por uma nota prévia do(s) director(es) e o elenco dos artigos. Refira-se que o terceiro volume da primeira série inclui apenas a edição crítica do nobiliário de Afonso Torres, a cargo de Alberto Gusmão Navarro. É de mencionar, ainda, a existência, no primeiro volume da primeira série, de um pormenorizado e exaustivo índice onomástico. No que se refere à tiragem, do primeiro volume (1911) é desconhecido o seu número. No que diz respeito ao segundo (1914) e o terceiro volume (1926) foram impressos trezentos exemplares. O volume da segunda série (1928) teve impressos quatrocentos exemplares, em papel Vergé, e um exemplar, em papel Whatmam. No que se refere ao preço de capa, o do primeiro volume é desconhecido. O segundo volume tinha um custo de sessenta escudos e o terceiro volume, publicados três fascículos, cada um com o custo de onze escudos. No caso da segunda série, o primeiro fascículo do primeiro volume custava dez escudos.
Para o conjunto do periódico, não pode deixar de ser salientado um excelente trabalho de apresentação gráfica, com o recurso a fac-símiles, gravuras, mapas e desenhos heráldicos, sobressaindo também neste trabalho de ilustração o engenho e a arte de Afonso de Dornelas. Outro elemento a referir é a existência de separatas de trabalhos publicados neste periódico. É de assinalar, ainda, as entidades e publicações internacionais, das quais o Tombo Histórico Genealógico de Portugal era correspondente: Collège Héraldique de France, Paris; Convention Internationale d´Héraldique, Bale; Académie Héraldique Universelle, Paris; Institut Héraldique, Paris; Société Suisse d´Héraldique, Fribourg; Collegio Araldico, Roma; L´Indicateur Généalogique Héraldique, Bruxelles; Revista de Historia y de Genealogía Española, Madrid; Familiengeschichtliche Blätter, Leipzig; Deutschen Herold, Berlim; Frankfurter Blätter, Frankfurt; Linages de Aragón, Zaragoza; Giornale Araldico Storico Genealogico, Roma; The Genealogical Society of Utah, Estados Unidos; Nueva Academia Heráldica, Madrid.
O Tombo Histórico Genealógico de Portugal reunia autores creditados no meio científico português. É de destacar a colaboração regular de Afonso de Dornelas e de Alberto de Gusmão Navarro, impulsionadores maiores do periódico em estudo.