No domínio da história da ciência existem os seguintes artigos: «Estudo ginecológico de uma rainha» (Raquel Piloto); «Os portugueses na história da geriatria» (Luís de Pina); «Thesaurus Pavpervm» (Luís de Pina e Maria Helena da Rocha Pereira); «Um manuscrito inédito do “Liber de Conservanda Sanitate” de Pedro Hispano» (Maria Helena da Rocha Pereira).
Na área da história das relações internacionais refira-se o artigo: «Cartas de Mendo de Foios Pereira, enviado de Portugal em Castela (1679-1686)» (António Cruz).
No que se refere à história dos descobrimentos portugueses encontram-se os seguintes títulos: «A fortificação da Baía num estudo de Domingos Moniz Barreto» (António Cruz); «A organização municipal do Porto no tempo do Infante D. Henrique» (Torquato de Sousa Soares); «Dois estudos sobre o Infante D. Henrique» (Artur Magalhães de Basto); «O Porto desde a proto-história à época do Infante D. Henrique» (Rogério Azevedo); «O Porto na génese dos descobrimentos» (António Cruz).
No que diz respeito à história política refiram-se os seguintes textos: «Introdução ao estudo da “Regeneração”» (António Cruz); «O carácter complexo da eleição de 1385» (Sérgio da Silva Pinto).
No que concerne à história regional assinalem-se os estudos intitulados: «A medicina portuense no século XV» (Luís de Pina); «Lotarias do Porto no século XVIII» (J. M. Pereira de Oliveira); «Um breve apontamento para a história do ensino humanístico do Porto» (Artur de Magalhães Basto).
No que toca à história religiosa encontram-se os seguintes trabalhos: «Livro dos assentos dos noviços do oratório do Porto» (Eugénio Santos); «Notícias do oriente Português em 1658» (António Cruz).
A área da história social é constituída pelos seguintes trabalhos: «A corte portugalense em Alafões (1169)» (António Cruz); «As famílias condais portucalenses dos sécs. X e XI» (José Mattoso); «Franceses em Portugal nos fins do século XVIII (subsídios para um estudo)» (Luís António de Oliveira Ramos).