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Musicólogo, pedagogo, cravista e clavicordista inglês radicado em Portugal. Oriundo de uma família abastada de fabricantes e distribuidores de pianolas, fez os seus estudos musicais em Leipzig num regime de ensino individual privado com professores como Friedrich Högner (teoria musical), Hans Beltz (piano) Günther Ramin (cravo) e Hans Prüfner (musicologia). Em simultâneo, realizava um estágio de formação profissional na fábrica de pianos Feurich que mais tarde lhe seria de grande utilidade para o conhecimento profundo que viria a acumular sobre materiais e técnicas de feitura de instrumentos. Entre 1930 e 1936, estudou em Barcelona com Juan Gibert Camins (cravo e clavicórdio) e, sobretudo, com Higino Anglés (musicologia), de quem se tornaria um dos mais próximos colaboradores no âmbito do recém-estabelecido Instituto Espanhol de Musicologia. A subida do Partido Nacional-Socialista alemão ao poder em 1933 levou-o, alguns meses mais tarde, a deixar definitivamente a sua residência na Alemanha e a estabelecer-se em Lisboa, acompanhado da mãe e das duas irmãs. Apaixonado pela música ibérica para tecla dos séculos xvi a xviii , as suas antologias deste repertório ( Cravistas Portugueses , Silva Ibérica , etc.), publicadas em Mainz pela editora Schott , possibilitaram pela primeira vez uma divulgação internacional das obras dos compositores espanhóis Cabezón , Correa de Araúxo e Soler, ou dos portugueses António Carreira, Manuel Rodrigues Coelho e Carlos Seixas – estes últimos até então completamente ignorados pela musicologia moderna, mesmo em Portugal. Este trabalho de divulgação foi ainda reforçado pelos inúmeros recitais de cravo e clavicórdio e pelas conferências que foi dando por toda a Europa a partir dos anos 30. Fundou o grupo Os Menestréis de Lisboa, um conjunto de sopros com o qual se apresentou em Portugal e no estrangeiro, com programas de música instrumental antiga (quer de versões originais, quer de transcrições suas) muitas vezes em primeira audição moderna. |
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