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Uma obra tão importante como Os Lusíadas não pôde ser deixada de lado por Entwistle. Considerou, num artigo publicado na revista da Universidade de Coimbra, que Camões, apesar de se revelar noutros momentos profundamente eloquente e um mestre de jogos de palavras, usou na sua obra prima um texto económico e equilibrado, superando nesse aspeto o próprio Vergílio. Enquanto este cantou em modelos gregos os feitos latinos, todo o conteúdo presente n’ Os Lusíadas é agregado sob o tema do “peito ilustre lusitano”, servindo os episódios narrados para ajudar à sua compreensão e nunca perdendo de vista o objetivo do conjunto. (Entwistle, W. J., “ A Sobriedade Clássica do Autor dos Lusíadas ”, Biblos, 1943, pp. 6- 8, 13-16) Também a poesia trovadoresca galaico- portuguesa foi de interesse para Entwistle. Defendeu a originalidade dos trovadores portugueses, que foram capazes de, a partir da influência recebida da Provença, criar o seu próprio género liter ário, alicerçado também numa tradição local. A originalidade dos trovadores consistiu, precisamente, na mistura dessas duas influências, em que o amor cortês se insere nas estruturas peninsulares, mais simples, e estas ganham, sem perder o seu caráter rítmico, um novo fôlego ( Bell, A. F. G., Bowra, C., Entwistle, W. J., Da Poesia Medieval Portuguesa, 1946, pp. 75-77, 98-99 ). O historiador foi p rofessor visitante, em 1948- 4 9, nas Universidades da Pensilvânia e da Califórnia, projeto longamente aguardado. A dedicação que mostrou no cumprimento deste programa, durante o qual teve graves períodos de doença, acabou por afetar indelevelmente a sua saúde, que nunca voltou a recuperar. Morreu, em Oxford, no dia 13 de junho de 1952 ( Ewert, A., “William James Entwistle (1895-1952)”, Proceedings of the British Academy, p. 337), deixando uma obra vastíssima e reveladora do um trabalho incansável e de enorme capacidade de assimilação. |
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