Boletim do Arquivo Histórico Militar (1930 - 2005)
1 / 5
Em 1930 teve início a edição do Boletim do Arquivo Histórico Militar, dirigido por Coronel Henrique de Campos Ferreira Lima, tendo sido estabelecida uma periodicidade anual. O Arquivo Histórico Militar (AHM) é uma instituição centenária, criada em 1911 quando se procedeu à restruturação do Exército e à qual foi dada a incumbência de guardar e catalogar a documentação histórica relativa ao Exército Português. Só dez anos mais tarde se procedeu à organização do arquivo e em Setembro de 1921, por sugestão do director do Arquivo Militar, Coronel Pacheco Simões, foi adotada a denominação de Arquivo Histórico Militar que substituiu a designação, até então em uso, de Arquivo Histórico.
A natureza dos seus documentos é essencialmente militar pelo que é neles que a maioria dos trabalhos publicados no Boletim se centram. No primeiro volume definiu-se que o Boletim se destinava a divulgar trabalhos de investigação histórico-militar de reconhecido valor, a difundir documentos de maior interesse que pertencessem ao seu património, completando com a publicação de inventários e de catálogos que constituíssem fundos do Arquivo. Para além disso, em cada volume passaram a ser apresentados os relatórios anuais relativos ao Arquivo. Desde então, os exemplares de cada edição são distribuídos pelas entidades militares e civis com as quais o Arquivo estabelece permuta de publicações e os restantes são destinados para venda, que é praticada directamente pelo Arquivo.
A direcção do Boletim tem coincidido com a direcção do próprio Arquivo, assim o Coronel Pacheco Simões foi o primeiro director do arquivo mas não do Boletim. A superintendência deste coube, entre outros, ao Coronel Henrique de Campos Ferreira Lima (1927 - 1949), ao Coronel Alberto Faria de Morais (1950 - 1957), ao Coronel Horácio Madureira dos Santos (1969 - 1971), ao Coronel Nuno Bessa de Almeida Frazão (1976 - 1989), ao Coronel Eurico César Moreno (1989 - 1992), ao Coronel-Tenente Aniceto Henrique Afonso (1993 - 2007), e ao Coronel Rui Manuel Carvalho Pires (2012 -). O Arquivo Histórico Militar é o editor deste periódico, a sua equipa editorial, nem sempre referida, é constituída por membros do Arquivo.