Boletim do Arquivo Histórico Militar (1930 - 2005)
3 / 5
No quinquagésimo quarto volume, apresentam-se trabalhos realizados por arquivistas do Arquivo Histórico Militar. O Coronel Nuno Bessa de Almeida Frazão declarou que se tinha pretensão de mostrar ao público uma imagem de profunda mudança de princípios e de métodos na relação com o património e a informação arquivística. Desta forma, Maria João Marques Pires apresentou a sua observação sobre Os Documentos do século XVI do Arquivo Histórico e de seguida apresentou-se o catálogo de sete fundos relativos a arquivos particulares como o de Rodrigues Galhardo (1863-1908) ou de Maia Magalhães (1900-1990), que se estendem do século XIX ao século XX.
Por outro lado, foi publicado um artigo relativo ao espólio do General David Rodrigues sobre o 28 de Maio, no sexagésimo quinto volume, tendo este sido entregue ao Arquivo pelo Sr. Vice-Almirante Alexandre Reis Rodrigues, procedendo-se à primeira transcrição do texto, onde participaram a Doutora Maria João Pires, o Tenente Miguel Masqueiro e o Doutor António Ventura. Ainda se publicaram os inventários das primeiras cinco Secções da 1.ª Divisão, onde se encontra, por exemplo, documentos relativos à Guerra da Sucessão de Espanha (1704-1712) e à Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra (1736-1756).
Existem também alguns volumes temáticos, a destacar: o volume dedicado ao 3.º Centenário da Restauração de Portugal, publicado em 1940 sob a direcção do Coronel Henrique de Campos Ferreira Lima, onde se divulgaram as comunicações do capitão Gastão Matos, do coronel-médico Fernandes Gião e do próprio coronel Ferreira Lima, este último com o tema da “Iconografia da Guerra da Restauração no Arquivo Histórico Militar”; e a edição das Comemorações do Bicentenário da morte do Marquês de Pombal, no quinquagésimo segundo volume, sob a direcção do Coronel Nuno Bessa de Almeida Frazão, e coordenado por Lívio Costa Guedes, com a publicação de um artigo de Maria Manuela Pereira Oliveira da Costa Guedes, licenciada em História e Bibliotecária-Arquivista. Em ambos se perspectiva o tema num sentido de contributo do Arquivo, destacando alguns documentos existentes nos seus fundos. Nestas edições encontramos uma inventariação dos documentos relativos à temática em destaque, e a transcrição de alguns deles.