Boletim do Arquivo Histórico Militar (1930 - 2005)
4 / 5
O Tenente-Coronel Aniceto Afonso relembrou que o Boletim era o veículo da relação entre o Arquivo Histórico Militar e o público, representado especialmente pelos seus consulentes. Pelo que devia conter trabalhos de História Militar e divulgar a catalogação do seu património documental. Desta forma, incluiu-se um outro inventário da colecção de documentos da 1.ª secção da 3.ª Divisão, intitulada “Defesa”, da antiga organização documental do AHM e um artigo de Nuno José Varela Rubim, sobre os Armamentos Marroquinos e Português nos séculos XV e XVI.
Em 1992 fez-se um Índice Onomástico, didascálico, temático e toponímico dos primeiros 60 volumes do Boletim, da autoria de Lívio da Costa Guedes e sob a direcção do Coronel Eurico César Moreno, onde se reforçou o papel do mesmo na comunidade e seguimento do seu objectivo inicial de divulgação de trabalhos histórico-militares, o mesmo já tinha sido feito após a conclusão dos quadragésimo e quinquagésimo volume. Denota-se nesta década um aumento progressivo da publicação de inventários e catálogos dos diferentes núcleos do Arquivo, tal preocupação parece acompanhar os seus planos estratégicos definidos na década de noventa e na primeira década do século XXI, onde se procurou regularizar o funcionamento do sistema de arquivos do Exército, dando ênfase às operações de tratamento documental. Os planos de actividade de 2002 e 2003 pretendiam levar tão longe quanto possível, em relação com os recursos disponíveis, as acções de tratamento preliminar de fundos, o estabelecimento e execução de regras internas de avaliação e selecção, as acções de segurança do património documental, assim como a execução de um plano de digitalização.
Percebemos desta forma que se manteve em cerca de oitenta e três anos de existência os objectivos principais da publicação deste periódico que, pela sua origem institucional e pelos objectivos visados e perfil dominante dos colaboradores, tem revelado particularmente uma índole patrimonial e um carácter informativo, desprendido dos debates metodológicos envolventes. Ficou ainda patenteada uma crescente preocupação de publicação de documentos e catálogos pertencentes ao património do seu ou de outros Arquivos com o propósito de divulgar documentação dispersa e promover estudos nesta área.