| A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Estrangeiros | |||||||||||||
Em 1986, publicou os Temas de Antropologia em Oliveira Martins, onde desenvolveu a sua reflexão historiográfica de forte pendor antropológico através de uma crítica fundamentada do «evolucionismo sistemático» de Oliveira Martins. Viegas Guerreiro contrapunha à linearidade dessa perspectiva evolucionista, a necessidade de reconhecimento da multiplicidade dos processos de desenvolvimento culturais (não necessariamente continuamente progressivos) e da importância do comportamento individual como motor de mudança. Rejeitando em absoluto a utilização do conceito de «raça», denunciou o modo como «o progresso científico das culturas europeias gerou, naturalmente, uma profunda convicção de superioridade, um desmedido etnocentrismo, que veio a concretizar-se nas mais abomináveis formas de racismo» (Temas de Antropologia em Oliveira Martins, 1986, 51), defendendo a autonomia dos conceitos de raça, cultura, religião e moral e sobretudo desligando-os de qualquer tipo de relação causal ou determinista. Defendia o estudo da cultura expurgado de qualquer tipo de juízo valorativo, entendido como um vício do etnocentrismo europeu. |
|||||||||||||