Os principais objectivos desta publicação foram o fomento de uma discussão objectiva e erudita, dirigida e encabeçada por académicos, de factos da história geral até então nunca questionados, bem como um desenvolvimento da produção historiográfica ligada à cidade do Porto. Reunindo artigos, muitos deles inéditos, com temas de História, Literatura portuguesa e estrangeira, Numismática, Arqueologia e Antropologia, os principais redactores desta publicação foram docentes da Faculdade de Letras do Porto, embora se registassem pontuais colaborações de personalidades externas à instituição. O mais profícuo contribuinte desta revista foi o seu director, Damião Peres, autor de nove artigos, de um total de vinte e oito. Contudo, outros professores da instituição produziram contribuições assinaláveis, como seria o caso de António Mendes Correia, Pedro Vitorino, Artur de Magalhães Basto, José Teixeira Rego e Angelo Ribeiro. Relativamente aos colaboradores externos à instituição, assinala-se o trabalho de Edgar Prestage, historiador inglês, único colaborador estrangeiro desta publicação, professor da cadeira de Camões na Universidade de Londres, Paulo Merêa, Ludovico de Menezes e o especialista em Estudos Hebraicos, Artur de Barros Basto.
Os principais temas abordados pelos autores são temas da História de Portugal, temas da História do Porto, História da Arte portuense, temas de Arqueologia e Antropologia e temas da Literatura alemã e portuguesa. Relativamente aos temas da História de Portugal, podemos observar artigos relativos à ilha da Madeira, à História Diplomática nomeadamente no período pós-Restauração, à História da Literatura, à publicação de fontes históricas e ao estudo de figuras influentes do nosso passado. Com forte presença nesta publicação, encontram-se variados artigos referentes à História do Porto, redigidos por vários autores, exibindo a cidade como palco de grandes acontecimentos, durante a invasão das tropas de Junot ou durante as exéquias fúnebres de D. Pedro II. A cidade do Porto é também exibida como herdeira de tesouros artísticos, patentes no seu Museu Municipal, cujo estudo é constante nesta publicação.