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ADAMSON, John Gateshead, 1787 - Newcastle-upon-Tyne, 1855 |
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Seguindo uma tendência comum à generalidade dos autores ingleses oitocentistas que se interessaram por Portugal e pelas suas letras, debruçou-se igualmente sobre Camões. Todavia, viria a ultrapassá-los pela preocupação demonstrada em estudar de forma sistemática a poesia portuguesa, sobretudo a partir do Renascimento e até à primeira geração romântica, tendo a dimensão excepcional alcançada pela sua obra e o carácter especializado da mesma convertido Adamson num lusófilo e numa figura ímpar entre os Anglo-Portuguese scholars do Romantismo; talvez mesmo naquele que maior número de obras produziu e com maior regularidade. Contudo, na Grã-Bretanha o seu nome era sobretudo conhecido num restrito círculo de personalidades interessadas em Portugal, visto tratar-se de uma figura menor no panorama literário romântico inglês. Será forçoso reconhecer que o nosso autor foi sobretudo divulgador, tradutor e comentador, revelando por vezes pouca imaginação e ausência de génio poético e, não obstante o carácter exaustivo e abrangente dos seus trabalhos no âmbito da literatura portuguesa, está longe de ter alcançado o carácter monumental e a influência da obra de Robert Southey, sobretudo no âmbito da historiografia. As duas obras que lhe granjearam maior destaque foram, sem dúvida, Memoirs of the Life and Writings of Luis de Camoens (1820) e Lusitania Illustrata (1842-46). A respeito de Memoirs importa destacar que a sua publicação constituiu um verdadeiro marco na história dos Estudos Camonianos, por se tratar da primeira monografia europeia sobre Camões, nela se efectuando um estudo profundo e especializado da vida e obra do poeta português, muitas décadas antes da publicação dos trabalhos realizados por Richard Burton (Camoens: His Life and his Lusiads, 2 vols. 1881) e Wilhelm Storck (Luis de Camoens Leben, nebst geschichtlicher Einleitung, 1890). Ao longo de dois volumes Adamson colige o maior número possível de dados biográficos, bibliográficos e críticos sobre Camões, apoiado numa leitura atenta da maior parte das obras que haviam sido publicadas até à data. Seguindo uma tendência característica do Romantismo, Adamson pretendeu essencialmente reconstruir a biografia do poeta num longo ensaio, procedendo a uma utilização da obra camoniana como base para a sua elaboração, nomeadamente de passagens de Os Lusíadas e de numerosas composições líricas, por conterem referências autobiográficas e serem a expressão genuína dos sentimentos do poeta. Na verdade, esta metodologia havia sido anteriormente adoptada por autores românticos que Adamson conheceu – Lord Strangford (Poems from the Portuguese of Luis de Camoens: With Remarks on His Life and Writings, Notes, etc., 1803) e o Morgado de Mateus (Os Lusíadas, Poema Épico de Luís de Camões, 1817). |
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