A regularidade anual foi mantida de uma forma geral até ao início do século XXI, estando atualmente suspensa a sua publicação. Foram publicados 66 volumes, até 2005.
Deve também referir-se o papel da Comissão de História Militar, criada em 1923, com a finalidade de “promover a investigação, aquisição e publicação de documentos históricos militares”. A Comissão era constituída por “funcionários militares e civis competentes em assuntos de história militar” e a sua Comissão Central integrava um oficial general como presidente e oito vogais, sendo quatro do Exército, dois da Marinha e dois civis, estes escolhidos entre “funcionários do Ministério da Instrução”. A Comissão acompanhou desde a sua criação o Arquivo Histórico Militar, servindo-se das mesmas instalações, mas estendeu a sua ação a todo o país, através de vogais correspondentes, que efetuavam trabalhos de investigação de história local e assinalavam documentos de interesse para a história militar, cuja importância a Comissão vinha depois a analisar. Entre os seus primeiros trabalhos conta-se o “estabelecimento de uma história das unidades militares e sua participação em batalhas e outras ações militares, a fim de estabelecer as suas legendas e divisas”.
Desde o primeiro volume do Boletim do AHM, a Comissão Militar publicou um relatório anual, sem interrupção até 1963, onde dava conta das suas atividades, em especial das aquisições e transferências de documentos com interesse para a história militar, incorporados no acervo do Arquivo Histórico Militar. Com a criação, em 1959, da Direção do Serviço Histórico-Militar no âmbito do Exército, a Comissão foi perdendo o seu papel e acabou por se extinguir, ao mesmo tempo que surgia também a Comissão Portuguesa de História Militar, na dependência do Ministro da Defesa, em 1989.
A documentação do Arquivo Histórico Militar tem servido de base a inúmeros estudos e mesmo teses académicas, no âmbito da historiografia contemporânea. Pode mesmo dizer-se que o seu património documental tem vindo progressivamente a ser abordado para diferentes finalidades, incluindo a edição de obras sobre a história militar, assim como a ilustração de inúmeros trabalhos nesta área.