Foi no âmbito das respetivas disciplinas que alguns dos seus professores prepararam manuais (Cirne Júnior, 1881; Afreixo, 1883; Bastos, 1892), associando uma perspetiva histórica às vertentes teórica e prática da cadeira de Pedagogia, porque entendia-se que o futuro docente tinha a obrigação de empenhar-se em conhecer e compreender os sistemas educativos sob o ponto de vista histórico, tendo em atenção que o futuro só poderia ser construído com materiais ligados ao passado. Por outro lado, em quase todas as obras pedagógicas destinadas aos alunos das escolas normais eram inseridos capítulos de índole histórica que se circunscreviam a textos de vulgarização, não refletindo uma produção teórica original. No âmbito da investigação histórica, o século XIX português revela-se de grande escassez, salientando-se todavia os trabalhos de D. António da Costa (1870, 1871, 1884), baseados na sua experiência governativa e de tendência reformadora. No contexto de uma história da educação erudita e positivista, com base na compilação de documentos oficiais, deve-se a José Silvestre Ribeiro o primeiro trabalho historiográfico que teve como finalidade apresentar um panorama conjunto do passado da instrução/educação portuguesa, História dos estabelecimentos scientificos, litterariosrios e artísticos de Portugal nos successivos reinados da Monarchia (19 vols., 1871-1914). Trata-se de uma vasta obra de interesse permanente, centrada na compilação de um acervo imenso de informações originais, especialmente de índole legislativa, sobre estabelecimentos de ensino formal diversificado, sobre instituições de caráter educativo não formal (museus, bibliotecas, jardins botânicos…), sobre professores e professoras e outras personalidades que se destacaram no campo educativo. E no mesmo contexto de registo de factos, mas de âmbito institucional mais limitado, foi igualmente publicado o trabalho de Teófilo Braga, Historia da Universidade de Coimbranas suas relações com a instrucção publica (4 vols., 1892-1902). Em finais do século XIX, baseados numa pesquisa laboriosa e em reflexão profunda com o objetivo de resgatar o passado e, simultaneamente, permitir a compreensão mais aprofundada do seu presente, Francisco Adolfo Coelho publicou três artigos sob o título Para a história da instrução popular (1895), que se inscreviam num possível projeto de estudos sobre a educação primária em Portugal até ao século XVIII.