Em Portugal, as reuniões científicas coletivas sobre a História da Educação começaram a realizar-se muito tardiamente. Foi em Outubro de 1987 que Áurea Adão e Rogério Fernandes, com o apoio do Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, organizaram o 1.º Encontro de História da Educação em Portugal no qual foram apresentados estudos sobre o balanço e perspetivas da investigação histórico-educativa (solicitados especialmente para o efeito), assim como comunicações individuais sobre trabalhos realizados e duas conferências a cargo de investigadores estrangeiros (Julio Ruiz Berrio e Pierre Caspard), incidindo na investigação realizada em Espanha e França e nas respetivas modalidades de associação dos investigadores. No entanto, o 2.º Encontro teve somente lugar em novembro de 1996, organizado pela Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Justino Magalhães, org. Fazer e ensinar História da Educação em Portugal… 1998), o 3.º Encontro entre 31 de Março e 2 de Abril de 2005 (Pintassilgo et al., A História da Educação em Portugal…, 2007) e o 4.º Encontro em 2007.
A nível de relações internacionais, foi a Fundação Calouste Gulbenkian que assegurou um primeiro contacto com associações internacionais de História da Educação, nomeadamente a International Standing Conference for the History of Education (ISCHE) cuja ligação se foi consolidando com a realização de congressos em Lisboa e Porto (1993, 2019), primeiro, por intermédio da Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, e, presentemente, sob a égide da Associação de História da Educação de Portugal. Em 1992, por iniciativa de António Nóvoa teve lugar o 1.º Encontro Ibérico de História da Educação, com continuidade todos os dois anos com realização sucessiva em Portugal e Espanha. Do mesmo modo, graças ao dinamismo de Rogério Fernandes, Áurea Adão e Elza Nadai, foi organizado, em Lisboa, o 1.º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (1996), evento que se mantém bienal e intermitentemente em Portugal e no Brasil. Desde 1999, a Rede SPICAE, constituída por investigadores da Europa do Sul tem vindo a realizar regularmente reuniões científicas sobre diferentes temáticas e que constituem ocasião de análise e comparação dos processos histórico-educativos desses países. E, mais recentemente, a participação no Congresso Internacional de História da Educação Ibero-Americano (CIHELA). Todas estas reuniões têm contribuído manifestamente para o desenvolvimento de uma produção científica em rede e de projetos bilaterais como também têm incentivado à reflexão sobre o lugar da História da Educação no contexto universitário e à sua função científica.