| A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Estrangeiros | |||||||||||||
Numa proximidade significativa com António Sérgio, igualmente verificável noutros aspetos em que emergia o fundo reformador de cariz racional e idealista, como por exemplo a subsunção do interesse pelo passado à compreensão do presente, manifestava a sua preocupação pelo predomínio de uma historiografia antirracionalista, assente na sentimentalidade e na licença para dela extrair juízos de valor tão absolutos, quanto ocos, que o sebastianismo revigorado favorecia. Selava, assim, a sua ligação ao movimento seareiro e aos seus mentores, depois de uma passagem breve pelo Integralismo Lusitano, cujo programa doutrinário se revelou incompatível com a fórmula individualista e cosmopolita do seu monarquismo. Esta nunca foi desmentida, antes se consolidou pelo repúdio dos ímpetos totalitários, que atravessaram o século XX, da catástrofe bélica, provocada pelos Nazis, a cuja ascensão assistiu, por se encontrar na Alemanha em 1933, tendo mesmo testemunhado a queima de livros, bem como da ditadura do Estado Novo, contra a qual se ergueu. Essa oposição teve a sua máxima visibilidade em 1958, ano em que se envolveu no convite à vinda a Portugal do socialista Aneurin Bevan, valendo-lhe uma curta passagem pela prisão, e, sobretudo, na candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República, da qual foi o mandatário nacional. É provável que a tensão entre esse enviesamento para o espetro doutrinário dos opositores ao regime, a fidelidade a uma posição moderada, democrática e apartidária, orientada por valores iluministas, distante de ideais revolucionários, como os que identificava no marxismo, de cujo impacto temporal se apercebeu, mas que uma mole de argumentos, já plenamente formulados em Paradoxos Sociológicos (1948), sobre a contradição ínsita na ideia de materialismo dialético e a inviabilidade epistémica de se determinar um plano, uma legalidade ou, mesmo, uma qualquer direção na história (OF III, p. 291-292), ditava o afastamento, e a perceção de que as profundas alterações do pós-guerra traziam conspectos diferentes, justifique um renovado interesse pelas questões da historiografia. |
|||||||||||||