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Fato é que, a despeito das suas reiteradas autodeclarações em contrário, Herculano deu continuidade às suas atividades literárias e políticas mesmo depois da mudança para o Ribatejo. Continuava a trabalhar, ainda que não em regime de dedicação exclusiva, na reedição dos seus principais livros, na compilação dos seus Opúsculos, em edições de documentos históricos, numa enorme quantidade de cartas cujos conteúdos frequentemente extrapolam o âmbito pessoal, em novos textos de opinião sobre assuntos de política e religião, numa tradução do poema épico Orlando furioso, no ensaio sobre a “existência e não existência do feudalismo em Portugal”, bem como na continuação da sua História de Portugal (Serrão, Herculano e a consciência do Liberalismo, 240). “Já me desenganei” – confessava ele em 1875 – “de que foi debalde que fugi para aqui. O meu destino é morrer amarrado a um tinteiro. Resigno-me” (Cartas de Vale de Lobos, I, 57). Há certamente pathos demais nessa comparação entre a escrita e a privação da liberdade, mas também é verdade que Herculano nunca encarou a atividade literária como um puro e simples prazer. Entre outras razões, porque não pode ter sido fácil compatibilizar as demandas colidentes que se impõem, respectivamente, ao erudito, cujo discurso sobre o passado é controlado de perto pelo estudo crítico do material histórico, e ao romancista, sobre cuja imaginação não atuam constrangimentos evidenciários comparáveis. Do mesmo modo, a situação do historiador que se pretende imparcial, e que afirma ser o seu objetivo primário comunicar a verdade sobre o passado, contrasta com a do polemista, que é expressamente parcial e presentista, e que se dá mais licença para se afastar do ideal da busca desinteressada da verdade (Assis, “A. Herculano entre a imparcialidade e a parcialidade”, 319-322). Uma das grandes realizações de Herculano foi a de ter conseguido exercer com desenvoltura todos esses (e alguns outros) papeis. Entender como ele foi capaz de transitar entre gêneros que se inter-relacionam de maneira tão tensionada equivale a compreender um traço fundamental da sua biografia intelectual. |
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