Na década de 1990 tinham começado a surgir em Portugal os primeiros estudos académicos sobre cinema. Nesse período, os estudos de cinema começam a ser introduzidos em algumas faculdades portuguesas (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e em centros de investigação (Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra), o que alterou significativamente o estado da arte. Surgiam algumas dissertações de mestrado e teses de doutoramento sobre cinema, mas é o lançamento, em 2001, do livro O Cinema sob o Olhar de Salazar (Círculo de Leitores, reeditado em 2011), coordenado por Luís Reis Torgal, que simbolicamente marca a passagem do testemunho para a academia dos estudos de cinema em Portugal. Reunindo textos inéditos de vários autores que, os anos anteriores, tinham apresentado trabalhos académicos que começavam a problematizar a história do cinema português entretanto canonizada pelas publicações das décadas anteriores.
Em menos de uma década, um volume considerável de conhecimento surge em várias universidades e centros de investigação, resultantes também de vários projectos de investigação, com financiamento da FCT, que propõem abordagens interdisciplinares novas para o objecto cinema em Portugal: Teoria e Estética do Cinema Documentário (LabCom/UBI); Principais Tendências do Cinema Português Contemporâneo (CIAC, 2008); Cinema e Filosofia – Mapa de Um Encontro (IFILNOVA, 2008); Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a arquitectura e o cinema. Portugal, 1960-1974 (FAUP, 2008); Censura e Mecanismos de Controlo da Informação no Teatro e no Cinema (CIMJ, 2010); Falso Movimento – Estudos sobre Escrita e Cinema (Centro de Estudos Comparatistas/FLUL, 2010); Works – O Trabalho no Ecrã (ISCTE-IUL, 2012); Explorando as práticas turística se cinematográficas através do filme de não-ficção português (1910-1980); entre outros.
Também em várias instituições académicas no estrangeiro, sobretudo no Brasil, têm surgido diversas publicações assinadas por académicos que, a partir da literatura, teatro ou história, lançam novas pistas sobre o cinema português. Inúmeros trabalhos de académicos como Carolin Overhoff Ferreira (UNESP, Brasil), Renata Soares Junqueira (FAPESP, Brasil), Jorge Cruz (UERJ, Brasil), Leandro Mendonça (UFF, Brasil), Randall Johnson (UCLA, Estados Unidos), Iván Villarmea Álvarez (U. Santiago Compostela, Espanha), Glòria Salvadó-Corretger (U. Pompeu Fabra, Espanha) entre muitos outros, tem surgido no mercado editorial português, fruto de um crescente interesse.