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História do Cinema | ||||||||||||
Foi gradual, e demasiado lento, o processo de evolução das práticas historiográficas em torno do cinema português, desde os primeiros escritos proto-historiográficos da responsabilidade de curiosos e jornalistas, com os seus estilos memorialistas ou assumidamente subjectivos. A chegada do objecto à academia, generalizada no séc. XXI, permitiu problematizar questões consolidadas e abrir o debate em relação a campos e géneros desvalorizados ou mesmo ignorados, como a produção de cinema científico, industrial, turístico, entre outros, as relações do cinema com o poder político e económico, ou, mais recentemente, os estudos sobre cinema português que adoptam perspectivas pós-coloniais e feministas, entre outras. Bibliografia activa: BAPTISTA, Tiago, A Invenção do Cinema Português, Lisboa, Tinta da China, 2008; BARROSO, Eduardo Paz, Justificação e Crítica do Cinema Português Anos 60/Anos 70, Lisboa, tese de doutoramento apresentada à FCSH/UNL, 2002; COSTA, Henrique Alves, Breve História da Imprensa Cinematográfica Portuguesa, Porto, Clube Português de Cinematografia, 1954; COSTA, João Bénard da, Histórias do Cinema, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1991; CUNHA, P. e SALES, M. (org.), Cinema Português: Um Guia Essencial, São Paulo, SESI-SP, 2013; CUNHA, Paulo, “Para uma história das histórias do cinema português”. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento [Em linha], vol. 3, n.º 1, 2016. [Consult. 20 de Novembro de 2018]. Disponível em WWW: <URL: http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/viewFile/231/pdf>; DUARTE, Fernando, Elementos para a História do Cinema Português, do livro e a imprensa cinematográfica e do cineclubismo, Rio Maior, Ed. Celulóide, 1976; PELAYO, Jorge, Bibliografia Portuguesa de Cinema. Uma visão cronológica e analítica, Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 1998; PINA, Luís de, A Aventura do Cinema Português, Lisboa, Editorial Vega, 1977; TORGAL, Luís Reis (coord.), O Cinema sob o olhar de Salazar, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001. Paulo Cunha
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