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Na ausência de fontes e informação nelas colhida, o processo realista das narrativas martinianas recorria com frequência a um efeito de verosimilhança. Martins explicitou este seu método psicológico em resposta à crítica de Eça: “…o homem não se estuda senão in vivo. A natureza é pouco fértil em combinações e com a diferença dos tempos os tipos repetem-se. Os homens de qualquer época têm na actualidade os seus retratos. Por isso, tomar a observação dos indivíduos vivos como critério para a apreciação dos mortos é processo aconselhado e seguido pelos mestres: Mommsen, Renan”. Donde, sem a sua passagem pela vida social e política, pelo mundo dos negócios, teria sido impossível a Oliveira Martins obter o “conhecimento real dos homens” (carta a EQ, s.d. [8-05-1894], Correspondência de Oliveira Martins, p.266). Mais do que isso, para o historiador, uma personalidade tipo, representativa, como que concentrava em si o zeitgeist - daí que considerasse que “um carácter bem estudado vale por um mundo visto” (Os filhos…p. 275). Recurso fundamental associado à imaginação psicológica (Moniz Barreto) na construção das suas narrativas totalizadoras é a verosimilhança, que considerava “a primeira das nossas exigências intelectuais”. É que, no seu método sintético e totalizador, “as probabilidades suprem muitas vezes a falta de provas. Não há fantasia nem romance, na história assim concebida”, método também aplicável às civilizações anteriores ao neolítico que designava de “reconstrução sintética das sociedades” (Elementos de Antropologia, p.20). O verosímil podia ser colhido pela intuição, pela suposição, e pelo conhecimento dos homens do próprio tempo do historiador – admitindo que o carácter humano permanece para além dos tempos, distinguindo todavia os “simples” e os “requintados”. Donde, a sua justificação (discutível já na sua época) de que “podemos explicar, definir, adivinhar, o que ia nebulosamente nas almas dos simples de outras eras” (Correspondência…, p.267). Também o contacto inspirador com lugares onde tinham ocorrido os acontecimentos que queria relatar fez parte do seu método narrativo realista. |
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