Em termos esquemáticos, se possível fosse impor ordem segura a um género atravessado por concepções históricas diversas, abordagens fundamentalmente sincréticas e um conjunto demasiado heterogéneo de objectos, poderíamos dizer que a escrita biográfica em Portugal se desenvolveu entre os seguintes pólos (ideais), todas as combinações possíveis de elementos, na distância que medeia entre aqueles, dando origem a outros tantos modelos ou modos de biografar: (1) a consideração tendencialmente exclusivista do papel do (grande) indivíduo como motor da acção histórica e aquela acentuando o peso do contexto no seu condicionamento; (2) a utilização da biografia como fonte de exempla para as gerações presentes e futuras – na tradição da história magistra vitae –, nos antípodas da qual se situa o retrato de vida mais propriamente erudito, idealmente neutro, por regra produzido em ambiente académico, e cujo princípio e fim se prendem com a investigação; (3) o produto puramente académico, para consumo próprio, por oposição às obras editadas com intuito de popularização, geralmente mais próximas do registo literário; e, finalmente, (4) a autoria especificamente académica e aquela, amadorística, com frequência ditada pela curiosidade dos temas históricos.
Estas considerações, estendendo o leque das obras biográficas aqui contempladas, evidentemente pesam na sua contabilização final e nas conclusões que desta se podem derivar. Mas esse peso, ainda que relevante em termos quantitativos, é-o mais pelo que indicia sobre a variedade do género.
Com extensão e alcance diversos – e deixadas de fora, por especificidade própria, as escritas memorialística e de ficção –, dos retratos de grande fôlego àqueles conjuntos, como no caso dos dicionários e catálogos, passando pelos apontamentos biográficos de alcance puramente académico, pelas biografias intelectuais ou mesmo pela literatura panegírica dos elogios, o seu número é suficientemente expressivo para, pelo menos, confirmar a prática biográfica em Portugal como recurso comum de historiadores e curiosos de outra sorte.